Projetos de extensão universitária em cidadania fiscal: estudo de caso em uma instituição de ensino superior paulista.
Palavras-chave:
Extensão Universitária, Cidadania Fiscal, MEI, Educação FiscalResumo
A formalização de Microempreendedores Individuais (MEI) e a promoção da cidadania fiscal são temas centrais para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, especialmente diante do elevado índice de informalidade e da carência de educação fiscal entre autônomos e pequenos empreendedores. Para somar às pesquisas deste tema, o presente estudo analisa as contribuições de dois projetos de extensão universitária, desenvolvidos por discentes de Administração e Ciências Contábeis do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA) em 2024, voltados à orientação de autônomos sobre o MEI e suas características, focados na realização de palestras e na produção de cartilhas e materiais digitais para divulgação na rede social Instagram. O objetivo geral foi analisar como essas ações promoveram a cidadania fiscal, avaliando estratégias pedagógicas, impactos percebidos e desafios metodológicos. Especificamente, buscou-se descrever as estratégias de incentivo à formalização de MEI, avaliar a eficácia das ações de educação fiscal digital na conscientização tributária e discutir limitações e recomendações para aprimorar a articulação entre extensão universitária, políticas públicas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O estudo adotou abordagem qualitativa, com análise de conteúdo e categorização dos resultados Bardin (2016). Os achados indicam que a integração entre ensino, pesquisa e extensão fortalece a formação cidadã, amplia o acesso à informação fiscal e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e participativa, embora persistam desafios relacionados à inclusão, acompanhamento de resultados e sustentabilidade das ações.
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